terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Pronome/Fonte 2

 Pronome Pronome
Exemplos:
...[substituição do nome]
A moça que morava nos meus sonhos era mesmo bonita e conhecia tudo sobre logaHYPERLINK "http://www.interaula.com/loja/product_info.php?products_id=72&osCsid=a0965fa7c537ae6bcb2fdfe7b256ef0f"ritmos! ...[referência ao nome]
Essa moça morava nos meus sonhos! ...[qualificação do nome]
Grande parte dos pronomes não possuem significados fixos, isto é, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, o qual nos permite recuperar a referência exata daquilo que está sendo colocado por meio dos pronomes no ato da comunicação. Com exceção dos pronomes interrogativos e indefinidos, os demais pronomes têm por função principal apontar para as pessoas do discurso ou a elas se relacionar, indicando-lhes sua situação no tempo ou no espaço. Em virtude dessa característica, os pronomes apresentam uma forma específica para cada pessoa do discurso.
Exemplos:
Minha carteira estava vazia, quando eu fui assaltada. ...[minha/eu: pronomes de 1ª pessoa = aquele que fala]
Tua carteira estava vazia, quando você foi assaltada? ...[tua/você: pronomes de 2ª pessoa = aquele a quem se fala]
A carteira dela estava vazia, quando ela foi assaltada. ...[dela/ela: pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala]
Em termos morfológicos, os pronomes são palavras variáveis em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural). Assim, espera-se que a referência através do pronome seja coerente em termos de gênero e número (fenômeno da concordância) com o seu objeto, mesmo quando este se apresenta ausente no enunciado.
Exemplos:
[Fala-se de Roberta]
Ele
...[nossa: pronome que qualifica "escola" = concordância adequada]
...[neste: pronome que determina "ano" = concordância adequada]
...[ele: pronome que faz referência à "Roberta" = concordância inadequada]
quer participar do desfile da nossa escola neste ano.
São muitos os tipos de pronomes e também diversos as suas funções e empregos. Por isso, é importante conhecer outras particularidades a seu respeito:
Alguns tipos de pronomes
o pronome em início de sentença
a crase e alguns tipos de pronomes
Aulas faladas com som e imagem
Além disso, alguns pronomes ocupam posições especiais na sentença. Essa característica dos pronomes é tratada como colocação pronominal.
__________________||________________


Site:
 
 
 
 
 
http://www.interaula.com/portugues/pronome.htm
A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos!
é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário